Como reduzir o estresse dos bovinos

Como reduzir o estresse dos bovinos

Saiba como reduzir o estresse dos bovinos

 

Os bovinos são expostos a vários ambientes durante sua criação. Chuva, sol, frio e calor são algumas situações que podem causar estresses psicológicos, fisiológicos e físicos, refletindo na qualidade do produto final. Por isso, o bem-estar animal é um fator importante que auxilia a reduzir a exaustão dos rebanhos.

Um animal é considerado em bom estado de bem-estar se estiver saudável, confortável, bem nutrido, seguro, capaz de expressar seu comportamento natural, não apresentando dores, medo e angústias.

Bovinos livres de estresse são mais valorizados, principalmente pelo aumento da exigência do consumidor, que prefere produtos resultantes de sistemas de produção onde os animais têm seu bem-estar favorecido.

 

O que pode provocar o estresse

- Doenças;

- Lesões;

- Fome;

- Sede;

- Interações negativas entre homem e gado;

- Temperaturas fora da zona de conforto térmico (em média de 4 a 25ºC);

- Instalações inadequadas;

- Superlotação;

- Desmame;

- Transporte;

- Mutilações (descorna e castração principalmente).

 

Efeitos e como identificar

Respostas comuns e também marcadores fisiológicos de estresse são, principalmente, mudança de comportamento (isolamento, decréscimo na ruminação e na ingestão de alimento), aumento da taxa respiratória e taxa cardíaca e aumento da secreção e liberação de cortisol (hormônios corticoides).

 

6 dicas para reduzir o estresse

 

  1. Não deixe os animais sentirem fome ou sede. Mantenha uma dieta balanceada e em quantidades adequadas. A água deve ser oferecida à vontade, limpa e em temperatura ambiente.
  2.  Os bovinos devem viver em ambientes adequados, com conforto, áreas de sombra, piquetes limpos e secos com lotação adequada de animais. O gado deve estar protegido de intempéries climáticas ou ter a opção de amenizar temperaturas extremas.
  3. Proteja o rebanho de doenças e dores. Estas medidas são muito importantes para garantir a liberdade sanitária de bovinos.
  4. O acompanhamento veterinário é indispensável, pois garante que os animais estejam vacinados, recebam tratamento adequado quando doentes e que tenham sua dor amenizada.
  5.  Os bovinos são animais que necessitam interação social com outros de sua espécie. Também precisam ter local para descansar e ruminar durante a maior parte do dia.
  6. Tome os cuidados necessários no manejo dos animais (desmame, locomoção, contenção, tratamento e transporte), pois estes processos podem acabar desencadeando medo, ansiedade e estresse.

Dica da Perozin

Toda linha de equipamentos fabricados pela Perozin, tem como princípio o bem estar animal. Agora que você já sabe que cuidar da alimentação dos animais é uma das principais medidas para evitar o estresse, a dica da Perozin é investir em silos comedouros. O equipamento Perozin é perfeito para a alimentação dos animais. Por ser uma estrutura móvel, pode ser deslocada para diferentes piquetes e fornecer aos animais suplementos na dieta em qualquer lugar da pastagem sem comprometer a qualidade do alimento devido ao tempo e permitindo também o melhor aproveitamento da ração. O comedouro serve ainda de abrigo para os animais, evitando que fiquem expostos às condições climáticas desfavoráveis.