Como fazer a secagem correta dos grãos

Como fazer a secagem correta dos grãos

Aprenda a fazer a secagem de grãos

      Você sabia que cerca de 10% da produção nacional de grãos é perdida pela falta de cuidados no armazenamento? Isso acontece porque o produtor não realiza o processo de secagem, atividade fundamental para que o grão não apodreça e mantenha qualidade.

      Secar os grãos através de secadores industrias é uma ótima opção para o produtor que deseja eficiência, agilidade e redução de custos. Para auxiliar você neste processo, organizamos um passo-a-passo da secagem industrial. Confira:

 

Passo 1: Colha os grãos no tempo de maturação certo.

Passo 2: É importante medir a porcentagem de umidade existente no grão, para saber se ele deve passar pelo processo de secagem.

Passo 3: Limpe os grãos para retirar sujeiras que podem interferir no processo.

Passo 4: Insira os grãos no secador industrial. Dentro dele a temperatura do ar é aumentada, diminuindo a umidade e absorvendo a água contida dentro dos grãos. É preciso cuidar para que a temperatura não ultrapasse o indicado para cada tipo de semente.

Passo 5: Após passar pelo tempo determinado, retire o grão e confira a quantidade de umidade. Caso esteja de acordo com o orientado, já é possível realizar a armazenagem dos grãos no silo.

 

            Marcelo Bassani, engenheiro agrônomo e responsável pelo Programa de Grãos da Epagri na região Oeste de Santa Catarina explica que para calcular o tempo de secagem existem variáveis que devem ser levadas em consideração: tamanho dos grãos, umidade e sistema utilizado.

       Agora que você já entendeu o processo de secagem , é importante lembrar que além de contribuir para a qualidade dos grãos, uma das principais vantagens do processo industrial é a agilidade em ter grãos aptos para comercialização, o que possibilita ao produtor vende-los no momento em que os preços estiverem favoráveis.