Mais qualidade com menor custo

Mais qualidade com menor custo

Mais qualidade com menor custo: Conheça as vantagens de uma fábrica de ração própria

A produtividade dos animais depende de uma ração de qualidade. Uma maneira de garantir a boa alimentação de suas aves, suínos e bovinos é fabricar a ração em sua propriedade, dessa forma você conhece a composição do produto, as dosagens e misturas utilizadas e o que é ainda melhor, podendo economizar.

Com a fábrica de ração própria você tem o controle de todos os processos, desde a matéria prima presente na ração, além de poder fazer ajustes constantes para melhorar os resultados. “Há também a vantagem de ter o produto ainda mais acessível, já que está na propriedade e dessa forma não se tem gasto com frete e mão de obra”, acrescenta o engenheiro mecânico, gerente técnico e de pós-venda da Perozin Indústria Metalúrgica, Norosvaldo Miotto.  

Como funciona a fábrica:

A fábrica possui “um silo com os produtos a granel, que são direcionados ao triturador e depois vão para outro silo de armazenamento. Em seguida, caem na balança de dosagem, onde são pesados e formulados. Na sequência são encaminhados para o misturador, que depois de finalizar a mistura, transporta a ração para outro silo ou direto para o ensaque”, explica Miotto.

Os equipamentos fabricados pela Perozin seguem todas as normas que fazem parte das Boas Práticas de Fabricação de Ração e foram pensados dentro das normas de segurança do trabalho, priorizando regras que evitam a contaminação dos ingredientes manipulados. “Nosso grande diferencial é que são equipamentos compactos, de baixa manutenção e ótima qualidade. Trabalhamos com material praticamente 100% em aço zincado, o que garante maior durabilidade”.

A Perozin produz fábricas com diferentes capacidades, dependendo da forma de montagem ou do fluxograma, que podem variar entre fabricação de 500kg/h até 12 toneladas por hora. A linha de produtos é indicada para farelados, indicados para aves, bovinos e suínos.

A fábrica possui um manual e conta com entrega técnica. Dessa forma, os equipamentos se tornam mais fáceis de manusear, com o suporte e orientações sobre manutenção, como pontos de lubrificação, pontos de segurança, funcionamento da fábrica e operação.

Dicas da Perozin

- Busque ajuda de especialistas. Produzir a ração exige conhecimento técnico. Dependendo da quantidade de ração que você vai produzir, é recomendado ter o acompanhamento de um veterinário ou zootecnista, para garantir a qualidade nutricional e dosagens adequadas no produto final.  

- Use equipamentos de qualidade. A tecnologia usada também interfere no resultado da ração. “Por exemplo, se usarmos um misturador de ração no sistema vertical, temos uma tecnologia que alcança uma homogeneidade de até 90%, enquanto alguns concorrentes atingem pouco mais de 80%. A qualidade do equipamento com certeza faz diferença no resultado final”, afirma o engenheiro mecânico.