ALERTA PARA O INVERNO: Saiba como manter o peso do rebanho

ALERTA PARA O INVERNO: Saiba como manter o peso do rebanho

Siga este passo-a-passo para manter o peso do rebanho

            O inverno se aproxima, e junto com a queda da temperatura, algumas mudanças na alimentação dos bovinos precisam ser feitas para garantir uma boa ingestão de nutrientes. Sabemos que o pasto é um ótimo alimento para o gado, mas no inverno seu desenvolvimento diminui, tanto em quantidade quanto em qualidade. Por isso, é preciso adequar a alimentação do rebanho para que eles consigam manter o peso.

            Consultamos um especialista no assunto e vamos ajudar você a adequar a alimentação e manter o peso dos animais. O zootecnista e doutor em Ciência Animal, Sérgio Fernandes Ferreira explica que o principal cuidado que o pecuarista deve ter nessa época do ano é o monitoramento da forragem que está sendo produzida e como está sendo consumida pelos animais. “Para atender as exigências nutricionais e o máximo desempenho, muitas vezes é necessário a suplementação dos animais com rações, volumosos, concentrados, minerais ou a combinação destes”, explica.

            Siga este passo-a-passo e evite a perda de peso:

  1. Liste o número de animais que precisa alimentar, o peso aproximado e por quanto tempo a escassez de pastagens deverá prevalecer. Assim conseguirá programar as quantidades;
  2. Pouco antes das temperaturas começarem a diminuir, inicie a adaptação do rebanho para a inserção de novos alimentos;
  3. Os suplementos proteicos devem ser inseridos aos poucos, para que o gado se adeque e dessa forma não perca peso;
  4.  Quem possui fábrica de ração na propriedade, tem uma enorme vantagem, pois é possível adaptar a formulação, acrescentando nutrientes necessários para evitar o temido efeito sanfona;
  5. O silo comedouro também podem ser seu grande aliado, pois evitará o desperdício dos alimentos;

06. Para otimizar os resultados, separe os alimentos por categorias: cria, recria e engorda;

07. Se a infraestrutura da fazenda permitir, você pode optar por manter os animais durante o período de inverno em confinamento;

08. Monitore constantemente a saúde e o peso dos bovinos;

 

Você sabe o que acontece com os animais quando a temperatura diminui?

O impacto da queda de temperatura nos bovinos atinge principalmente o desempenho e a composição tecidual. O efeito sanfona, com gado gordo no verão e magro no inverno, pode acarretar também na diminuição de leite e carne, reduzindo a rentabilidade do rebanho.

 “Isso acaba refletindo no consumidor final, que será afetado na questão de preço, devido ao ciclo pecuário gerado pela safra/entressafra (oferta e procura), e em termos de qualidade do produto, com a relação entre proporção de carne, osso e gordura do produto comercializado e do rendimento de cortes”, acrescenta o professor Sérgio.

Dica da Perozin

Consulte um profissional que auxiliará na formulação de rações apropriadas para o período mais frio do ano. Fábrica de ração própria e silo comedouro podem lhe ajudar a manter o peso dos animais, proporcionando maior rentabilidade no seu rebanho. Ficou com dúvida? Entre em contato, ficaremos felizes em conversar com você!