Alimentação do rebanho: Saiba como administrar melhor a sua propriedade

Alimentação do rebanho: Saiba como administrar melhor a sua propriedade

Alimentação do rebanho leiteiro x custo-benefício:

Saiba como administrar melhor sua propriedade

 

Você sabia que uma das maneiras mais eficientes de aumentar a receita da sua propriedade leiteira é ter controle e saber gerenciar a alimentação do seu rebanho? Pois é, a nutrição dos animais influencia diretamente na produção, e assim, também reflete no retorno financeiro da fazenda. Sabemos que é o mercado quem define o preço pago pelo litro de leite, por isso é ainda mais importante saber administrar os custos para ter melhores resultados.

 

Entre as despesas alimentares dos animais estão os custos com suplementação mineral, concentrado, produção de silagem, implantação de forrageiras anuais e manutenção de pastagens perenes. Um estudo realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, mostra que em propriedades com indicadores equilibrados, a alimentação é um item bastante importante no Custo Operacional Efetivo (COE), que compromete até 50% da receita da atividade pecuária leiteira. De acordo com este projeto, chamado Campo Futuro, o concentrado é o item que mais impacta financeiramente e representa 60% no custo total médio.

 

A partir desta análise, selecionamos duas estratégias que podem ser adotadas para melhorar a eficiência do uso de concentrado, e assim, melhorar seu retorno financeiro:

 

 

Estratégia 1: a primeira ação é separar os animais em lotes. Assim, o uso de concentrado com os animais de recria agrupados por idade e peso, e as vacas separadas conforme os dias em lactação, produção e escore corporal, ajudam o produtor a fornecer de maneira apropriada e conforme as exigências de cada grupo, o que aumenta também a produtividade de leite.

Estratégia 2: outra dica é saber qual o melhor momento para compra de insumos para a formulação de ração concentrada em propriedades que não realizam a compra da mistura pronta. Os preços deste insumo dependem dos preços pagos na compra do milho, já que este cereal é o principal ingrediente da ração. Sendo assim, o período após a colheita é o ideal para compra dos ingredientes.

 

            O equilíbrio dos custos com a alimentação dos animais também dependerá dos equipamentos disponíveis na propriedade. É por isso que a Perozin investe em tecnologia e qualidade, oferecendo produtos de grande eficiência. Com a fábrica de ração Perozin, o criador tem o controle de todos os processos e pode fazer ajustes constantes para melhorar os resultados.

 

            O Silo de armazenagem, oferece maior segurança no armazenamento de cereais, garantindo a qualidade do grão, oferecendo proteção contra chuva e umidade, possibilitando o controle de pragas que são prejudiciais. O monitoramento e a aeração correta garantem por muito mais tempo a qualidade produto armazenado. Além de dar a oportunidade ao produtor de escolher o momento ideal da compra ou da venda do milho. Com a operação correta do equipamento é possível economizar mão-de-obra, combustível e tempo.

 

Todos os nossos conteúdos são elaborados pensando em ajudar você na gestão de sua propriedade. Até o próximo post!