Cuidados na secagem que evitam a quebra dos grãos

Cuidados na secagem que evitam a quebra dos grãos

Cuidados na secagem que evitam a quebra dos grãos

 

A secagem é uma atividade muito importante na propriedade. Através dela, as sementes conseguem manter sua qualidade e produtividade. Porém, existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora de realizar essa dessecação, para evitar a rachadura e quebra dos grãos.

Segundo explica a Engenheira Agrônoma e mestre em fitotecnia, Thalita Cardoso Anastácio, os principais erros no momento da secagem da semente estão na escolha do processo mais adequado para cada tipo de semente e a temperatura demasiadamente elevada.

 

Principais cuidados na secagem dos grãos

  1. Máquinas: é recomendado a regulação dos equipamentos antes do uso para evitar danos mecânicos durante a atividade;
  2. Limpeza das sementes: retirar ramos, folhas ou pedras que podem entrar em atrito com os grãos durante o processo de secagem e causar a quebra deles;
  3. Temperatura do secador: o ar aquecido que passa pelos grãos deve estar de acordo com o recomendado. Este valor muda de acordo com a cultura. Produtos sensíveis como o arroz não devem ultrapassar 39 ºC, por exemplo;
  4. Umidade da semente: a remoção de umidade do grão durante a secagem não deve ultrapassar o orientado, pois pode gerar o trincamento e quebra.

 

Cuidados com o transporte e o armazenamento das sementes em silos também devem ser tomados, para que o atrito não prejudique a qualidade física e fisiológica das sementes. E lembre-se, o acompanhamento e análise do produto feito pelo técnico responsável pelo campo são fundamentais para que a operação seja 100% proveitosa.