O processo de secagem pode influenciar na germinação das sementes

O processo de secagem pode influenciar na germinação das sementes

A secagem pode influenciar na germinação das sementes?

 

A fabricação de ração animal, alimentação humana e o plantio são os principais destinos de grãos como milho, soja e trigo. Em qualquer uma destas atividades, o processo de secagem se torna fundamental para preservar a qualidade do produto.

Conforme exemplifica a engenheira agrônoma, mestre em Fitotecnia e professora da Unochapecó, Thalita Cardoso Anastácio, quando se trata da fabricação de ração para os animais, o produtor tem a oportunidade de deixar o grão por mais tempo no campo, até o momento em que ele alcance menores teores de umidade. No entanto, quando se trata das sementes que irão ser plantadas novamente, o agricultor precisa colher no momento em que elas ainda apresentam mais umidade. "A colheita de semente deve ser feita com mais umidade, quando comparada a colheita de grãos, essa diferença ocorre a fim de garantir menores danos e a manutenção da qualidade fisiológica, ou seja, germinação e vigor”, explica.

Para que apresentem alta produtividade, as sementes precisam manter sua viabilidade assegurada. "Se o manejo de secagem não for bem conduzido, o produtor pode perder a qualidade fisiológica da semente, fazendo com que ela não germine ou perca vigor", orienta a engenheira agrônoma.


 

O que o produtor precisa cuidar ao realizar a secagem das sementes:

  • Limpeza das sementes (retirada de ramos, folhas e pedras);
  • Classificação das sementes (retirada de sementes que já estão danificadas);
  • Escolha do método de secagem, temperatura do ar de secagem e movimento da massa de sementes.

 

O processo de secagem artificial pode ser realizado com o ar em temperatura ambiente ou aquecido. "Com uma temperatura mais elevada, o processo de secagem se torna mais rápido, porém pode causar a morte das sementes se não for bem manejado", alerta Thalita C. Anastácio.

 

Altas temperaturas na hora de realizar a secagem das sementes podem causar:

  • Rachadura nas sementes, que propiciam a entrada de patógenos;
  • Perda de vigor durante a germinação, pois durante a absorção de água ela perderá solutos devido as rachaduras causadas pelo ar demasiadamente quente.

 

Se você gostou destas dicas, acompanhe em nosso blog, não perca os próximos conteúdos produzidos especialmente pela equipe Perozin para lhe auxiliar no aumento da produtividade de sua lavoura.