Investir em silos de armazenagem: Saiba por que vale a pena

Investir em silos de armazenagem: Saiba por que vale a pena


O agronegócio brasileiro é um grande produtor de grãos. No ano de 2017, por exemplo, o país produziu mais de 238 milhões de toneladas de grãos. No Brasil, boa parte destes grãos costumavam ser vendidos imediatamente, gerando, por muitas vezes, perda ao agricultor e as empresas comercializadoras de grãos. Porém, principalmente nos últimos anos esses grãos começaram a ser armazenados em sistemas conhecidos como silos de armazenagem.
 

Isso porque, os produtores começaram a entender que o investimento em silos de armazenagem significava aumentar a capacidade de armazenamento dos grãos proporcionado a decisão de venda em momentos mais propícios. Porém, esse não é o único benefício que o produtor rural, empresas comercializadoras de grãos e cooperativas, terão ao adquirir um silo.
 

Vários são os fatores que incentivam os produtores de grãos a ter um silo de armazenagem. Tais fatores mostram o quão significativo é esse investimento. Portanto, é importante que este silo disponha de características específicas que garantam a máxima qualidade dos grãos.
 

Saiba mais sobre a importância em se adquirir um bom silo de armazenagem, além das características qualitativas que garantem a compra deste equipamento de armazenagem.
 

Silos de armazenagem: Fator estratégico para o produtor, empresas comercializadoras de grãos e, cooperativas
 

Muitos dos grãos comercializados pelo Brasil (caso da soja e do trigo) são considerados commodities. Em razão disso, seus preços são definidos pelo mercado global e possuem relativa variação. Assim, para o agricultor, empresas comercializadoras de grãos e cooperativas, faz-se interessante realizar a venda no momento em que os preços estão mais elevados. Porém, para isso ele deve armazenar esses grãos com a máxima qualidade, garantindo a manutenção das propriedades nutritivas e do seu valor nutricional.
 

Neste sentido, a armazenagem em silos é considerada como fator estratégico mais importante, garantindo que o produtor tenha condições mais adequadas para manter a qualidade de seus produtos, permitindo maior autonomia na comercialização da sua produção. Os silos também serão fundamentais para a oferta do produto durante a entressafra, possibilitando maior competitividade das atividades.

 

Assim, um bom silo de armazenagem deve proporcionar ao máximo a manutenção da sanidade da massa dos grãos, evitando que estas sejam mais susceptíveis ao ataque de insetos e proliferação de fungos.


A qualidade de armazenamento é fundamental

Como já dito, a produção agrícola brasileira é muito grande com sua produtividade presenciando um aumento significativo nos últimos anos, entretanto, em muitas propriedades a área de armazenagem não segue a mesma magnitude.
 

Um dos motivos desta disparidade entre a evolução tecnológica em cultivos e o setor de armazenagem é que este muitas vezes é tratado de forma secundária, fato esse que hoje não pode mais ocorrer para quem busca a máxima produção.
 

Isso porque, nada adianta ter uma ótima colheita se a produção se estragar ou ficar comprometida em razão de um processo inadequado de armazenamento. Por isso, na atual agricultura e empresas comercializadoras de grãos, a armazenagem em silos precisa ser tratada como uma etapa fundamental na produção de grãos de qualidade.
 

Assim, os silos de armazenagem devem ter a capacidade de manter a temperatura e umidades ideais, além de dispor de dispositivos de controle contra pragas, pois estes são fatores que exercem grande influência na qualidade dos grãos.
 

Além desta questão, os silos de armazenagem precisam ser sempre fabricados com o uso de aço de alta qualidade. Também, é fundamental que esses silos sejam construídos por equipes de profissionais qualificada que sigam todas as normas vigentes para o setor.
 

Essa qualidade dos silos de armazenagem também deve configurar uma preocupação crescente no Brasil pois, para que possamos aumentar nossas exportações, devemos nos adequar aos padrões internacionais de qualidade.
 

Se as condições de armazenagem não forem adequadas, certamente parte da nossa produção não poderá ser exportada ou, ainda, não poderá ser comercializada no mercado interno, visto que os órgãos de inspeção sanitária estão cada vez mais rígidos.

Como adquirir um bom silo de armazenagem?

Os silos de armazenamento não são equipamentos baratos, mas ao contrário do passado, hoje já existem diversas alternativas que possibilitam o armazenamento na própria propriedade.

Há também modelos com ou sem moega, com ou sem secador, sem balança, dentre outros, todos adaptáveis às condições e necessidades de cada produtor, tornando muito mais viável e atrativo os investimentos. Porém, para isso, o planejamento é fundamental.

Fonte: Fimaco