Como aumentar o peso dos bezerros atraves do creep feeding

Como aumentar o peso dos bezerros atraves do creep feeding

A alimentação com componentes nutricionais exclusiva para bezerros em amamentação auxilia no crescimento do animal e no aumento da produtividade.

 

O sucesso para a criação de bovinos de corte depende de uma alimentação correta e balanceada. Para isso, o uso do creep feeding - termo inglês que significa o ato dos animais irem até o cocho para se alimentar - é o mais indicado.

O zootecnista e doutor em ciência animal, professor Sérgio Fernandes Ferreira explica que o método é um sistema de manejo alimentar-nutricional para bezerros de corte. É indicado para a fase anterior ao desmame e possibilita a suplementação de misturas que contenham alimentos concentrados energéticos e proteicos de alto valor biológico.

 “Os principais objetivos do creep feeding são transformar os jovens animais em ruminantes funcionais plenos o quanto antes e desta forma incrementar o desempenho das crias e das matrizes”, explica o zootecnista.

A alimentação dos bezerros através do creep feeding, pode ser feita a partir da quinta semana de vida do animal, desde que haja colonização da microbiota do rúmen. “Porém, os melhores resultados para uso de creep feeding ocorrem 150 dias antes do desmame. Desta forma, se o desmame acontece aos 8 meses, a suplementação no creeper pode ser iniciada aos 3 meses de vida”, comenta.

À medida que os bezerros crescem, suas exigências nutricionais aumentam, mas o leite materno que está diminuindo e o pasto que muitas vezes não tem qualidade e quantidade adequadas, não atendem às exigências. Por isso, adotar o creep feeding pode ser uma excelente alternativa para potencializar o valor genético dos animais.

 

Como funcionam as instalações de creep feeding

As instalações são criadas apenas para o acesso dos bezerros, onde os cochos privativos recebem a alimentação concentrada. A estrutura dos cochos deve levar em consideração o número de bezerros, para que todos tenham acesso ao alimento e possam consumir a quantidade ideal. Também deve ser dada uma atenção especial aos efeitos do suplemento, os quais devem ser aditivos. Isto significa que o suplemento não deve substituir ou combinar às forragens, mas sim associar como um efeito a mais.

Para quem quer adotar o sistema, a Perozin tem a solução ideal, através dos silos comedouros que permitem a alimentação dos bezerros em tempo integral, com melhor aproveitamento da ração, potencializando o aumento de peso do rebanho.

 

Conheça as vantagens do creep feeding

- Redução da mortalidade de bezerros: quando bem alimentados são mais saudáveis, robustos e vigorosos;

- Diminui o estresse do desmame;

- Redução da idade de abate:

- Redução da idade para primeira cobertura, já que este processo é determinado pelo peso e idade;

- Aumento da taxa de prenhez.