5 DICAS PARA O SUCESSO NA CRIAÇÃO DE CODORNAS

5 DICAS PARA O SUCESSO NA CRIAÇÃO DE CODORNAS

5 dicas para o sucesso na criação de codornas

 

A maior vantagem da criação de codornas é a rapidez de retorno do investimento. A atividade tem apresentado grande desenvolvimento nos últimos tempos e esta elevação deve-se, principalmente, ao rápido crescimento das aves, a alta produtividade, o grande número de aves em um pequeno espaço e o baixo custo de produção.

E para atingir o sucesso, todo criador de codornas, em especial o iniciante, deve ter em mente que existem algumas orientações que podem ser seguidas para gerar um bom resultado. Pensando nisso, separamos cincos dicas essenciais para a criação de codornas. Confira: 

 

1ª. Estrutura planejada

A estrutura para receber as codornas deve ser construída conforme as exigências ambientais das aves, proporcionando boa disponibilidade de área, de água e de ventilação. Através destas condições, as aves conseguem expressar ao máximo seu potencial genético de produção.

 

2ª. Sistema de aquecimento

Em época ou regiões frias, recomenda-se a instalação de sistemas de aquecimento corretamente medidos para o número de aves. Os bebedouros devem ficar próximos a esses sistemas, mantendo a temperatura da água em torno de 15 a 20 graus, evitando assim a queda acentuada no consumo de ração.

 

3ª. Criação em camas ou sistemas de gaiolas

As codornas podem ser criadas de duas maneiras. A primeira é em pisos com camas feitas de maravalha ou cepilhos de madeira, por exemplo, pois esses materiais têm grande capacidade de absorção de umidade e isolamento térmico, além de não originar pó e ficar livre de fungos e substâncias tóxicas.

A outra maneira de criar as aves é em sistemas de gaiolas, que faz com que o manuseio delas sejam mais fácil, sem ocupar muito espaço.

 

4ª. Alimentação de qualidade

No mercado existe ração própria para codornas, com os níveis nutricionais adequados para cada fase de criação. É importante que o alimento oferecido às aves contenha todos os princípios nutritivos em qualidade e quantidades suficientes para atender as necessidades energéticas. Deve, ainda, ter uma relação nutritiva de acordo com a espécie, idade ou produção a que for destinada.

 

5ª. Prevenção de doenças

A limpeza e a higienização do ambiente de criação das codornas é muito importante para afastar doenças. Os comedouros e bebedouros devem ser limpos frequentemente, assim como a retirada das fezes das camas ou bandejas deve ser realizada periodicamente. Deve-se lavar e desinfetar os espaços toda vez que houver a retirada de um lote.

 

Manter um controle rígido de qualidade e o conhecimento das principais características das aves são fundamentais para gerar bons resultados. A criação de codornas deve seguir regras básicas de manejo, alimentação e sanidade. Com estas dicas da Perozin fica mais fácil iniciar a criação. Que tal partir para o planejamento ainda hoje?